A3P ANUNCIA OS SELECIONADOS DO 7º PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou os nomes dos 12 órgãos premiados com os melhores projetos de sustentabilidade na administração pública. A lista dos agraciados não indica a classificação (1º, 2º ou 3º lugar) na categoria, o que só se saberá no dia da entrega dos troféus. A solenidade de premiação foi marcada para o dia 23 de agosto no auditório da Imprensa Nacional, em Brasília.
O “Prêmio A3P Melhores Práticas de Sustentabilidade”, agora em sua 7ª edição, é concedido pelo MMA a cada dois anos. Mais de 70 projetos concorreram à premiação. A escolha dos 12 premiados foi feita por comissão julgadora constituída por especialistas da área, com total autonomia de trabalho. A premiação abrangeu quatro categorias, sem delimitar a instância de poder: se municipal, estadual ou federal; se órgão do executivo, legislativo ou judiciário. Todos concorreram em igualdade de condições.
O 7º Prêmio A3P tem por objetivo reconhecer o mérito de ações de sustentabilidade desenvolvidas nos órgãos públicos, aos projetos implementados. Pretende-se dar visibilidade a esses projetos para que sirvam de exemplo à sociedade e aos demais órgãos.
A solenidade de entrega do 7º prêmio A3P de Boas Práticas acontece concomitantemente ao 10º Fórum A3P, no mesmo dia. O Fórum vai debater a questão da água a partir de dois focos: Renato Saraiva Ferreira, do MMA, especialista no tema, vai falar sobre a água no meio ambiente; a professora Luana Di Beo Rodrigues vai abordar o uso da água em prédios públicos.
À programação do dia 23 de agosto começa às 8h30 com o Fórum. Em sequência cada instituição premiada fará um breve relato do seu projeto. À tarde acontecerá a solenidade de entrega dos troféus, quando só então se saberá a ordem de classificação dos premiados.
Eis, por ordem alfabética, a lista dos 12 selecionados ao prêmio A3P e o projeto apresentado:
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MATO GROSSO E SECRETARIA MUNICIPAL DE SINOP (MT).
Projeto: Brigada Municipal Mista – PA Gleba Mercedes
DATAPREV RIO DE JANEIRO (RJ)
Projeto premiado: Plano de construção sustentável (ações de construção sustentável)
INCRA – CUIABÁ/CÁCERES (MT). (EM PARCERIA COM DIVERSAS INSTITUIÇÕES)
Projeto premiado: Implementação de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental em Comunidades do Alto Pantanal Mato-grossense. (Gestão da água)
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Projeto premiado: Campanha de doação de medicamentos do MPRJ
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO (SÃO LUÍS-MA)
Projeto premiado: Sustentabilidade INTEGRAR – Qualidade de vida no ambiente de trabalho.
PREFEITURA MUNICIPAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA (PE)
Projeto premiado: Esporte sustentável (esgoto a céu aberto foi transformado em biofertilizante e irriga o gramado do estádio de futebol)
PREFEITURA DO RECIFE (PE)
Projeto premiado: Centro de Educação, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade – CETIS). (Destinação de componentes de computadores usados para projetos educacionais)
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO (SP)
Projeto premiado: III Olimpíada Ambiental
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
Projeto premiado: Programa Sustentare. (Destinação e descarte dos eletroeletrônicos dos órgãos públicos do Estado)
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), BRASÍLIA
Projeto premiado: Caminhos para energia limpa (instalação de sistema de geração fotovoltaica)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Projeto premiado: Nosso Papel (Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Universidade Estadual do Maranhão)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Projeto premiado: Recuperação e educação ambiental no bosque do CFH da Universidade Federal de Santa Catarina. (Florianópolis – SC)